quinta-feira, outubro 4

SEÇÃO TEMÁTICA - ENADE


"Galera, no dia 03/10, o DAEnf realizou aqui no auditório da Escola de Enfermagem da UFBA uma sessão temática para discutir ENADE que teve caráter de pré- EBSEEn. Estavam presentes 41 estudantes, o DAEnf e a professora Cristina Melo. Convidamos professoras que se posicionam a favor do ENADE, para fortalecer o debate, mas estas não compareceram.
Começamos a discussão abordando a metodologia de avaliação do SINAES e seu histórico. Ao longo da discussão as pessoas, em suas falas, fizeram análises da atual conjuntura da Educação Pública e abordaram a necessidade da realização do boicote à prova do ENADE para que não se legitime esse método de avaliação. Foram levantados alguns questionamentos como, por exemplo, os possíveis prejuízos que o boicote poderia estar trazendo à Universidade, alguns outros a respeito da obrigatoriedade da realização da prova e de que forma se daria a divulgação dos resultados. Membros do Diretório Acadêmico por já possuir um acúmulo nas discussões de ENADE procurou sanar as dúvidas dos presentes, explicando as falhas do sistema de avaliação, a questão do ranqueamento das instituições e o caráter de marketing mercadológico que possui a avaliação.
Teremos ainda outra sessão temática, também com caráter de pré-EBSEEn, onde vamos abordar as discussões de Regulamentação da profissão e Políticas de Saúde."

Gustavo Menezes

II EBSEEn - 11 a 14 de Outubro de 2007, Aracajú-SE / "Saúde: de estudante a profissional, que caminho seguir?"
DAEnf - UFBA / Gestão "Romper Muros"
Coordenação de Educação - ENEEnf 2008-2009





Nenhum comentário: