sexta-feira, novembro 18

Brasil terá primeira pesquisa sobre perfil dos enfermeiros no país

ENSP, publicada em 15/09/2011
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existe quase um milhão de empregos no setor saúde. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) registra hoje cerca de 1 milhão e 300 mil profissionais; desses, 90% são mulheres. Para traçar o quadro de enfermeiros foi lançada na quarta-feira (14/9) a Pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem no Brasil.
A metodologia do estudo que será realizado pelo Ministério da Saúde (MS) foi apresentada ao plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS), durante a 225ª Reunião Ordinária, com a participação de representantes da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).


A coleta de dados será executada por meio de um questionário, que terá blocos diferentes, onde constará: a identificação socioeconômica, formação profissional, acesso técnico-científico, mercado de trabalho, satisfação no trabalho e no relacionamento e participação sócio-política. A expectativa é a de que 60 mil trabalhadores que compõem a equipe de enfermagem façam parte da amostragem da pesquisa.


Segundo Maria Helena Machado, pesquisadora da ENSP/Fiocruz, a realização desse perfil é uma demanda antiga da classe e vai servir também para uma atualização diante do novo contexto da sociedade brasileira. "É muito importante termos uma pesquisa com o perfil da enfermagem no Brasil, em um momento em que o país vive uma nova realidade socioeconômica e política", afirmou.


Para o presidente do Cofen, Manuel Carlos Machado, a pesquisa vai permitir conhecer melhor os profissionais da enfermagem. Segundo Machado, o resultado da análise contribuirá ainda para a formulação de políticas públicas para a área. "A partir de hoje estaremos todos nos conselhos - estaduais, municipais e nacional -, empenhados para que essa pesquisa seja um grande sucesso. Ela representará também resultados à sociedade brasileira", ressaltou.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Nenhum comentário: