quinta-feira, outubro 18

Mais de 400 estudantes no EBSEEn!


No dia 11 à 14 de outubro ocorreu em Aracajú o Encontro Baiano e Serjipano dos Estudantes de Enfermagem. Foi uma vitória para o MEENF - BA/SE esta quantidade de estudantes em um encontro de Enfermagem, que por sinal teve mais pessoas que no próprio Encontro Nacional.

Estávamos preocupados com a metodologia do encontro, pela quantidade de pessoas, mas com muito esforço da comissão local e de CA's e DA's participantes conseguimos cumprir a meta do Encontro. Os espaços estavam cheios e as intervenções eram cruciais.

Sentimos que a partir deste encontro a LOCO NE1 sai fortalecida e que os encaminhamentos tomados sejam cumpridos, dentre eles o Boicote ao ENADE!


Sec. de Imprensa e Divulgação - DAENF/UFBA


quinta-feira, outubro 11

II EBSEEn - Aracajú / SE






Do dia 11 à14 de outubro estará ocorrendo o 2º EBSEEN - Encontro Baiano e Serjipano dos Estudantes de Enfermagem em Aracajú / SE. O Tema do encontro é "DE ESTUDANTE A PROFISSIONAL QUE CAMINHO SEGUIR?"



Atualmente o MEENF de Salvador vem muito articulado, fruto da nossa grande mobilização para formação de DA's e Ca's de Faculdades que ainda não os possuem. Portanto com esta mobilização conseguiu-se um grande número de pessoas para ir para este encontro, cerca de 300 estudantes só de Salvador o que já ultrapassa a quantidade total de pessoas no Encontro Nacional que ocorreu nu Rio em julho.


Estamos com uma grande espectativa e que este encontro venha a fortalecer ainda mais o MEENF de Salvador e que assim consigamos unificar a luta em virtude da defesa dos estudantes e de uma enfermagem como classe trabalhadora.






quinta-feira, outubro 4

SEÇÃO TEMÁTICA - ENADE


"Galera, no dia 03/10, o DAEnf realizou aqui no auditório da Escola de Enfermagem da UFBA uma sessão temática para discutir ENADE que teve caráter de pré- EBSEEn. Estavam presentes 41 estudantes, o DAEnf e a professora Cristina Melo. Convidamos professoras que se posicionam a favor do ENADE, para fortalecer o debate, mas estas não compareceram.
Começamos a discussão abordando a metodologia de avaliação do SINAES e seu histórico. Ao longo da discussão as pessoas, em suas falas, fizeram análises da atual conjuntura da Educação Pública e abordaram a necessidade da realização do boicote à prova do ENADE para que não se legitime esse método de avaliação. Foram levantados alguns questionamentos como, por exemplo, os possíveis prejuízos que o boicote poderia estar trazendo à Universidade, alguns outros a respeito da obrigatoriedade da realização da prova e de que forma se daria a divulgação dos resultados. Membros do Diretório Acadêmico por já possuir um acúmulo nas discussões de ENADE procurou sanar as dúvidas dos presentes, explicando as falhas do sistema de avaliação, a questão do ranqueamento das instituições e o caráter de marketing mercadológico que possui a avaliação.
Teremos ainda outra sessão temática, também com caráter de pré-EBSEEn, onde vamos abordar as discussões de Regulamentação da profissão e Políticas de Saúde."

Gustavo Menezes

II EBSEEn - 11 a 14 de Outubro de 2007, Aracajú-SE / "Saúde: de estudante a profissional, que caminho seguir?"
DAEnf - UFBA / Gestão "Romper Muros"
Coordenação de Educação - ENEEnf 2008-2009





terça-feira, outubro 2

SEÇÃO TEMÁTICA : ENADE



Amanhã, 3 de outubro às 14:00 hs, haverá um seção temática feita pelo Diretório sobre ENADE. Temos consciência que esta avaliação proporcionada pelo SINAES (SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES), projeto do Gorverno, está prestes a acontecer. Então temos a obrigação de explanar todo o conteúdo político e estrutural desta avaliação.


Neste espaço você poderá tirar todas as suas dúvidas e entender qual o real motivo desta avaliação e "o por quê", da maioria do Estudantes Universitários de Instituições Públicas BOICOTAREM esta avaliação.


APAREÇAM!!!! É VITAL A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!